Por: Cristina Alves
Adriana Alves - Neste Ano de 2012 em que o carnaval de Salvador completa mais um ano de vida com muito sucesso e a paixão de gente do mundo sejam soteropolitanos, baianos ou turistas como você filho do criador mentor da criação genial o trio elétrico a mais de 60 anos atrás levando com isso o surgimento de muitas invenções, informações e dando sobretudo oportunidades as mais diferentes classes sejam elas a, b ou c de poderem se definirem - se por meios artísticos,culturais ou empresarias e ate mesmo pessoas humildes passam a terem a oportunidade de ganharem uma condição financeira de poderem sobreviverem, como o senhor analisa esta fase atual do carnaval de salvador bem como as demais festividades que ocorrem todos os anos em varias cidades do Brasil?
Andre Macedo – olha muita coisa mudou, o carnaval as tecnologias que surgiram e surgimento de novos circuitos o tamanho dos trios elétricos com essas mudanças houveram muitas coisas boas e muitas coisas ruins, musicalmente surgiram muitas coisas ruis DJs por exemplo eu não concordo,trazem coisas que não tem nada haver com o carnaval tipo o sertanejo ou seja da sua criação aos dias atuais aconteceram muitas coisas nestes 70 anos de historia de carnaval.
A.A - Por meio dos meus amigos hoje empresários do ramo de eventos estruturas, palcos aos camarotes, coberturas e etc. Vejo como critico que a partir do momento em que o carnaval de salvador passou a ser delineado por meio de espaços privados como camarotes o senhor não considera que o mesmo passou a ter uma filosofia elitista deixando a população humilde excluída do carnaval dando assim um aspecto de que o carnaval de Salvador e no meu entender a mídia contribui cobrindo o evento grandioso desta terra voltado boa parte da sua cobertura para os grandes artistas, famosos, políticos grandes e belos camarotes deixando de dar uma grande parcela da sua imagem que é levada ao ar para o mundo todo de riquezas e povos que participam do carnaval de forma criativa, festiva e cultural.
A.M – eu costumo dizer que o camarote e o clube de antigamente durante o dia tinha os desfiles e a noite as pessoas iam para o clube. Muitos camarotes na Barra e na avenida não tem mais espaços haver novas construções são muitas coisas que devem serem mudadas para o carnaval possa ser mais democrático.
A.A - Obtive informações por meio da internet que o senhor esta levando o carnaval de salvador a espaços não muito tradicionais Pelourinho da festa mais famosa e maior do mundo o senhor não acha que já esta na hora certa também da avenida paralela passar a ser também colocada como mais um circuito alternativo do carnaval de salvador a partir já deste próximo de 2012?
A.M – Olha o negocio do Pelourinho nos fazemos shows lá. O carnaval do pelourinho o projeto Dodô e Osmar ,todavia lá não tem possibilidade de lá ter um carnaval com a mesma estrutura do carnaval tradicional a anos já vem se falando do terceiro circuito e um quarto circuito do carnaval eu acho que tem que haver uma consulta para com os representantes do carnaval para sabermos o verdadeiro desejo das pessoas envolvidas.
A.A - Ao pesquisar informações a respeito da Micareta de Jacobina obtive informações que falam que a Micareta constitui–se na micareta mais velha do Brasil e que esta festa deste município do interior da Bahia tem origens francesas chamadas Micaremes o senhor poderia confirmar que o Carnaval de Salvador baseou–se copiou a micareta de Jacobina que como já mencionei tem origens francesas?
A.M – eu estive agora em maio em jacobina “UM ABRAÇÃO PARA A GALERA DO BLOCO CHAME GENTE EM JACOBINA” André Macedo e este ano eu soube desta historia da micareta de Jacobina e uma cidade que esta mantendo a historia da micareta trata se de uma festa maravilhosa em um município maravilhoso de se conhecer.
A.A - De uns dias pra cá o carnaval ganhou mais força por meio da mídia brasileira os artistas bem como os blocos de maior sucesso financeiro e midiático são mais privilegiados do que os demais que não possuem a mesma força em que mencionei como sou a favor da democracia em tudo e para todos acho relevante que blocos como a Mudança do Garcia e tantos outros são muitas vezes esquecidos por meio das televisões independente de haver tantas atrações carnavalescas. O senhor não acha que deveria haver um trabalho entre o governo, prefeitura, empresas ,grandes camarotes ,blocos e artistas fortes como Ivete Chiclete com banana e outros no intuito de fazerem um trabalho de valorização e divulgação destes blocos e artistas ao longo dos meses que antecedem o Carnaval dando – os mesmos de serem mais conhecidos contribuindo assim com suas respectivas conquistas em termos de valorização e a a mpodem divulgação levando com isso ao crescimento em todos os aspectos financeiros artísticos destes personagens importantes da maior festa do mundo?
A.M – O problema do carnaval é discutido só por um segmento, só eles decidem todos os detalhes sobre a fila e os demais detalhes essa coisa da fila eles que decidem a mudança do Garcia por eles já tinha acabado a muito tempo.todas as decisões são discutidas por um segmento a outra parte e excluída de toda a discussão.
A.A - Além do seu falecido e eterno pai Osmar Macedo bem como Dódo quem ou quais o senhoria considerariam como outros grandes nomes fortes que contribuíram para darem a salvador a cidade mãe da maior festa popular do planeta?
A.M - Tiveram muitos nomes e hoje tem também Ivete,chiclete antigos como Caetano,Dodô e Osmar orlando tapajós e nos os filhos contribuímos muito com o Carnaval de Salvador.
A.A - Sabemos que vivemos num mundo cada vez mais desenvolvido tecnologicamente de que forma o senhor visualiza o Carnaval de Salvador ao longo prazo em termos mais modernos tecnologicamente seja para os trios, camarotes e em todas as estruturas que compõem o Carnaval?
A.M – olha houve uma evolução muitas, coisas surgem a cada ano vai aparecer coisas novas. A evolução e uma coisa natural e uma evolução natural da vida, meu pai falava o trio do ano 2000.
A.A - No mundo maravilhoso da internet surgem a cada dia novidades que ganham o interesse do publico desta mídia chamada web uma delas é a as redes sociais e pelo de fazer um curso nesta área Marketing Digital e Publicidade na Faculdade 2 de Julho Redes Sociais para desempenhar na Meios Massa Assessoria e Publicidade vejo que a partir de agora toda e qualquer segmento de qualquer Entretenimento tem a possibilidade de por meio do facebook e outros recursos ,os destas redes divulgarem,postarem imagens fotos se comunicarem online 24 horas e muito mais com diversas pessoas sejam internautas,clientes e etcs. Como o senhor todos os participantes do Carnaval de Salvador blocos, trios,foliões artistas e todos os que fazem parte desta festa anual a partir das redes sociais que possuem tanto a possibilidade de publicidade,interagir online divulgando os seus produtos, artistas?
A.M – A internet hoje e uma grande oportunidade muitos artistas ganharam fama se defiram por meio do recurso da internet Maria Gadu e tantos outros. Hoje através da internet muitas pessoas conseguem divulgar o seu produto.
A.A - Em função do Carnaval de Salvador receber todos os anos milhões de pessoas sejam elas de Salvador ou de todas as partes do mundo e consequentemente gerar o retorno financeiro muito alto todos os anos este montante contribui com o crescimento da cidade por meios financeiros a cada carnaval que é realizado em SALVADOR?
A.M – O Carnaval de Salvador arrecada um montante direto e indireto todos os anos de valor considerável. E o lado bom do período do carnaval e a geração de emprego muita gente sobrevive em função da possibilidade heterogenia que e o carnaval de Salvador. A geração de emprego e muito importante.
A.A - Uma das criticas que sempre tive com relação ao carnaval é em relação aos circuitos acho que as divisões colocadas nos diferentes circuitos e atrativos variados para os foliões muitas vezes não agradam as pessoas em termos de horários, atrações eu por exemplo gosto mais de curtir o Carnaval no circuito Barra / Ondina?
A.M - Eu acho que o problema são questões como a democracia da barra – Ondina lá vê todo mundo na avenida não tem este valor como o outro circuito.E também não há mais espaço na grade deste circuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário